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Iniciação a Música

Autora :

Conselheira Noemia Marcelino
Docente em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro – Brasil
Docente em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil
Especialização em Piano pelo Conservatório Santa Cecília de Bauru, em São Paulo - Brasil

Bem-vindo ao IEJU-SA MUSICAL !


Neste contato inicial apresentarei a você o “be-a-bá” da MÚSICA. Não sei o que você pensa sobre este assunto, mas calculo que você possa estar imaginando aquela canção que ouviu agora há pouco no rádio, na televisão ou por alguém ou você mesmo cantando. Lembra-se de quando sua mãe fazia o (a) seu (sua) irmãozinho(a) dormir, cantarolando uma cantiga qualquer?

Sim! Isto é música ! É muito mais ainda ! É a capacidade dentro de você de fazer música , isto é , cantar uma música, feita por você ou por outra pessoa ( por exemplo, de Roberto Carlos, do conjunto U2 , do Rolling Stones , de Pepino di Capri, de Tom Jobim, compositores de música popular ou de Verdi, de Wagner, de Villa-Lobos ou Carlos Gomes, compositores de óperas); tocar um instrumento musical ( por exemplo, um violão, um piano, um violino) ou até mesmo uma caixinha de fósforos) e, ainda, apreciar o tocar ou cantar de alguém. Tudo isso é música.

Quando você escreve uma carta ou faz uma poesia, está usando as letras para registrar o seu pensamento e o seu sentimento, para que eles não sejam esquecidos, e poder relembrar sempre aquele momento tão importante em sua vida e talvez para que outras pessoas também tomem conhecimento deles . Assim é com a música : para que fique eterna, é preciso escrever os sons, os ritmos, as paradas . E para isso são utilizados sinais especiais - as notas. Chamo de notas os sinais que escrevem a música.

Para escrever a música precisamos das notas. E para identificar as notas , com os seus nomes, valores, sons, assim como identificamos as letras em um alfabeto, existe um local, que pode estar desenhado em uma folha de papel , em outra superfície lisa ou mesmo em uma tela de computador, como a sua : a pauta.

 

Fonte :Traçando Letras-Caligrafia B             De : Daisy Asmuz e  Helena de Brito             Editora  FTD  S/A , 2001

PÁGINA DE UM CADERNO DE ESCRITA MUSICAL

Quando se muda a CLAVE no início da pauta os nomes das notas também mudam.

Primeiro Módulo - PAUTA

 

A pauta é o lugar onde se escreve a música, onde colocamos as notas.

 

A pauta é um grupo de 5 (cinco) linhas paralelas horizontais que têm a mesma distância entre si.

 

Assim como existe um papel pautado para escrever palavras, existe um papel pautado para escrever música. A diferença principal é que cada pauta em música tem 5 (cinco) linhas e, para a palavra escrita de um idioma cada pauta tem uma linha.

 

Assim como existe um espaço entre uma linha e outra para se escrever palavras, existe um espaço entre uma linha e outra da pauta musical para se escrever as notas. Com uma diferença : as notas musicais são escritas nas linhas e nos espaços dentro da poauta.. Mas existe outro espaço, bem maior, entre uma pauta (de cinco linhas) e outra (também de cinco linhas) , onde são escritas, também, as notas musicais.

 

Um espaço entre uma pauta musical e outra possui a largura de uma pauta, na maioria dos cadernos. Mas ela pode e deve ser maior para caberem as linhas suplementares imaginárias, a escrita em duas ou mais vozes e a letra da música quando é cantada com voz humana.

 

Imagine que a sua mão é uma pauta

Através da sua mão você está entrando no mundo maravilhoso da música!


Como escrever as notas na pauta? É assim :

1- Nos espaços e nas linhas :

 

2 - Só nas linhas :


3 - Só nos espaços :

 

A escrita musical se dá no sentido de baixo para cima e vice-versa,, seguindo uma direção de um segmento de reta inclinado e, não, horizontal, como na escrita alfanumérica.

 

Recordando : Pode-se escrever em pautas as letras, os números e as notas. Só que as notas são escritas em pautas de cinco linhas. E as letras e os números são escritos em pautas de uma linha. As notas são escritas em sentido inclinado, na direção dos ponteiros de um relógio (subindo ou descendo na pauta) e as letras e os números em sentido horizontal (no ocidente, da esquerda para a direita e , no oriente, da direita para a esquerda).

 

Existem sete (7) notas básicas para representar os sons que vão formar as músicas : DO RÉ MI FÁ SOL LÁ SI. Mas são necessárias mais notas para representar todos os sons da natureza que os seres humanos ouvem ( o sentido para se ouvir música é a audição. Os surdos, embora não possam ouvi-la, têm o sentido do tato mais desenvolvido e podem sentir as vibrações das notas).

 

As notas musicais são lidas quando se encontram escritas na pauta. Mas a pauta musical só comporta a escrita de nove (9) notas – quatro nos intervalos e cinco nas linhas. E os sons ouvidos pelos humanos e representados por elas são muito mais do que nove (9) . E, por isso, para se escrever mais notas que representem os outros sons, é necessário ampliar-se a pauta. Por isso são criadas linhas suplementares, nos espaços inferior e superior de cada pauta. Mas essas linhas imaginárias são no máximo quatro(4) em cada espaço.Na pauta da escrita alfanumérica também existe uma linha maginária entre uma e outra , no meio, Ela só vem visível nos caderno s de caligrafia, 6 entre uma e outra .

 

Ela só vem visível nos cadernos de caligrafia que se usa quando se está sendo alfabetizado (conforme vimos) e serve para impor limite a quem aprende a escrever. Depois que se aprende a escrever esse limite vem automaticamente, embora as linhas imaginárias não apareçam mais. Já na escrita musical é necessário que apareçam uns espaços para apontá-las, no máximo quatro (4), abaixo ou acima da nota ou um cortando-a ao meio. Diversamente da escrita horizontal, a ascendente ou a descendente , como é a escrita musical, exigem um ponto de referência. Essa necessidade não se dá em línguas que se utilizam de ideogramas em sua escrita porque em cada ideograma já se expressa completamente a idéia geral que se pretende transmitir, já é um conjunto em si mesmo.

 

A pessoa que aprende leitura musical sabe , com essa forma de escrever, a que som corresponde uma nota, só pela quantidade de traços acima ou abaixo dessa nota (nos espaços) e a quantidade de linhas que estão acima ou abaixo das notas (dentro da pauta). Mas, para isso, é necessário mais um elemento identificador. Seu nome é CLAVE . Vamos conhecê-lo na próxima aula – posso adiantar que não é difícil entendê-las e o assunto é bem interessante e bonito.

 

Exemplos das linhas imaginárias :

Notas nas linhas imaginárias superiores

 

 

 

Notas nas linhas imaginárias inferiores

 

 

Exemplos :

 

1º. Aprenda a fazer uma nota musical :

 

Uma nota musical é feita de duas metades. Uma nota não é um círculo.
Uma nota musical tem o feitio mais parecido com de uma elipse do que com um círculo .
Uma nota musical pode ser inclinada ou deitada na horizontal, e pode ser vazia ou cheia, sendo formada por duas metades, uma meia elipse superior e outra meia elipse inferior, uma sobre a outra. E pode ter uma haste fina vertical no sentido de baixo para cima, partindo da sua extremidade direita, externa., uma sobre a outra, da seguinte maneira:

 

2º. Que notas são essas? Você não sabe? Nem eu. É preciso dar nome a elas. Como? Através da colocação, na pauta (as cinco linhas paralelas com a mesma distância entre si) de um sinal chamado de CLAVE. Não existe apenas uma CLAVE. Esse é o tema do próximo bate-papo.

 

 

Nota :

Se você tem alguma dúvida em relação ao que expliquei acima ou se achou difícil, mande-me um e-mail pelo site do IEJU-SA, ou uma correspondência para a nossa caixa-postal , explicando sua dúvida, e eu vou responder diretamente para você, no endereço que me indicar. Se , por outro lado, você tem alguma sugestão ou contribuição para o nosso assunto, terei prazer em recebê-las e retransmiti-las aos nossos prezados Internautas, talvez até façamos um “Chat” sobre Música. Que acha?

 

COMENTÁRIOS FINAIS
Vocês podem não ter ouvido falar ainda, mas a música utiliza uma parte da Matemática, chamada de análise combinatória . É seguindo essas regras que,com apenas sete notas básicas, os nossos grandes músicos conseguem infinitas variações em todas as suas composições. E não é só. Foi um grande matemático da antiguidade, Pitágoras , que reuniu, de acordo com cálculos matemáticos , e organizou, aquelas notas iniciais.

Por outro lado, um grande humanista e filósofo francês foi quem idealizou a forma que hoje utilizamos para escrever música. Antes dele os símbolos musicais eram outros. E foi graças a essa sua invenção que a música, no Ocidente, se tornou mais fácil de ser lida, escrita e divulgada, com auxílio de outra grande descoberta : a Imprensa. E agora, com a Internet !

Mas tudo isso faz parte de várias outras conversas, e de várias outras histórias que lhes serão contadas. Eu apenas quis lhes mostrar que, neste nosso Planeta, todas as coisas guardam um relacionamento tão grande que, geralmente,nem se percebe a interpenetração de conceitos de uma ciência tecnológica em outra, às vezes mesmo em uma arte , mas que se completam e essa sensação de plenitude é que nos conduz à apreciação do Belo. Também na Pintura, a Matemática exerce grande influência – e quanto mais o pintor utiliza os cálculos, tanto mais consegue harmonia em sua obra. Na página correspondente você vai encontrar alguns desses princípios.

 

Bibliografia

Curso de Piano , 1º Volume - Mário Mascarenhas. Irmãos Vitale, Ed.

Princípios Básicos da Música para a Juventude , 1º volume - – Maria Luíza de Mattos Priolli, Editora Casa Oliveira de Músicas Ltda.

Traçando letras (caligrafia) – Daisy Asmuz e Helena de Brito – Ed. FTD

 

Noemia Marcelino
Conselheira do IEJU-SA
Autora


 

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